O Sensei Doi Hiroshi e a Usui Reiki Ryoho Gakkai
A ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’ é uma instituição localizada em Tóquio que cuida até os dias atuais, exclusivamente entre os seus membros, da prática e dos ensinamentos do Método Reiki. Sua sede é em Togo-Jinga, um local sagrado de Harajuko. Seu fundador é Mikao Usui, que também foi seu primeiro presidente, e cujo título era Sensei (professor, em japonês).
O real objetivo da instituição pode ser encontrado no manual ‘Reiki Ryoho No Shiori’ publicado em setembro de 1974, onde o Sensei Koshiro Fukuoka, membro da ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’, escreveu o seguinte: “FOI CRIADA PARA PROPORCIONAR BENEFÍCIO PARA A MENTE E O CORPO DE SEUS MEMBROS” (o grifo é nosso). Ou seja, a Gakkai não tem como objetivo criar regras ou normas externas ou internacionais sobre o Reiki.
Atualmente, contamos por enquanto com apenas três documentos oficiais oriundos da ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’. O primeiro deles é a única entrevista concedida pelo Sensei Usui, encontrada no manual intitulado ‘Reiki Ryoho Hikkei’ que era entregue por ele aos seus alunos quando lecionava. O segundo é o texto do Memorial ao Sensei Mikao Usui construído em 1927, em Tóquio, e mantido pela ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’. E por último, o ‘Reiki Ryoho No Shiori’, um manual publicado em setembro de 1974 pelo presidente da ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’ daquela época, Sensei Hoichi Wanami.
Qualquer coisa que se fale sobre a ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’ sem comprovação documental seria mera especulação e “achismo”.
Quem ingressa na Gakkai recebe primeiramente o Shoden, que significa transmissão inicial dos ensinamentos. Com um aproveitamento notável, a pessoa será Iniciada e instruída ao próximo Nível, o Okuden. Após esse, poderá ser concedida a Sintonização no Shinpiden, que significa transmissão dos mistérios e enigmas.
De acordo com o manual ‘Reiki Ryoho No Shiori’, os Reikianos mais antigos e experientes da ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’ são conhecidos como “membros veteranos”; além de estar escrito que: “Houveram veteranos que saíram tornando-se independentes e, em seguida, fizeram grandes atividades e ações”.
Foi o caso do Sensei Chujiro Hayashi que rompeu com a ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’ e fundou a sua própria organização, a ‘Hayashi Reiki Kenkyu-kai’, onde ministrou seminários para um grande número de alunos.
Particularmente, acredito que o Sensei Chujiro Hayashi tenha sido orientado pela “Espiritualidade Maior” a sair da Gakkai para que pudesse Iniciar a Sensei Hawayo Takata, uma cidadã norte-americana, como mestre de Reiki em fevereiro de 1938, fato que permitiu a chegada do Método ao mundo Ocidental. Desse modo, ressalta-se que o Reiki chegou ao Ocidente pelas mãos de mestres sem qualquer vinculação com a ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’.
No ano de 1998 estive com Rita, minha esposa, pela primeira vez no Japão em busca de respostas. Na ocasião, tive o meu primeiro contato com o Sensei Fuminori Aoki e com a Sensei Noriko Ogawa. Ambos me informaram que, apesar de serem japoneses e viverem em Tóquio, não faziam e não tinham interesse em fazer parte do quadro da ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’. Perguntei o motivo e me disseram que pelo simples fato de aceitarem lecionar o Reiki para alunos estrangeiros.
Vale registar que o Sensei Aoki mantém uma forte conexão mediúnica com o Sensei Usui, fato já presenciado por mim, por Rita e por nossa tradutora, a mestre de Reiki Olivia Kimiko Kikuchi.
Em 2002 retornei ao Japão cheio de dúvidas a fim de terminar o meu livro “Reiki, Sistema Tradicional Japonês”. Pela complexidade desse livro, o Sensei Aoki achou por bem me encaminhar também para o Sensei Doi Hiroshi, de Kyoto. Lá, o Sensei Doi me comprovou, através de um documento que passou por minhas mãos, a sua ligação com a ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’, em que havia recebido até o Okuden Koki (Nível 2 avançado) das mãos da Sensei Kimiko Koyama (sexta presidente da ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’), falecida pouco tempo depois, em 1999.
Perguntei-lhe sobre o Shinpiden e me disse pessoalmente que havia deixado de participar das reuniões e que não tinha interesse em avançar pelo fato de também aceitar lecionar o Reiki para estrangeiros. Ou seja, o Sensei Doi Hiroshi, seguindo a sua própria consciência, decidiu não mais participar das reuniões e avançar para o Nível seguinte, o Shinpiden.
Passados quase vinte anos, lamentavelmente alguns mestres de Reiki desavisados invertem a verdadeira história pregando que o Sensei Doi Hiroshi foi expulso e impedido de participar das reuniões da ‘Usui Reiki Ryoho Gakkai’. A esses, termino o texto destinando-lhes as palavras do Mestre Jesus: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).
Luzes no coração de todos!!!
Prof. (MSc) Johnny De Carli