Reki no SUS

Vejam no link:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/meditacao-arteterapia-e-reiki-passam-integrar-procedimentos-do-sus.ghtml

O Reiki, como profissão isolada, já tinha sido enquadrado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana. Recebeu o código 8690- 9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho a ao IBGE. A informação encontra-se no site oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no seguinte link:

http://cnae.ibge.gov.br/?option=com_cnae&view=atividades&Itemid=6160&tipo=cnae&chave=8690-+9%2F01+&versao_classe=7.0.0&versao_subclasse=9.1.0 8690-9/01

Acessando o link, encontra-se a seguinte informação: “REIKI; SERVIÇOS DE”

A atividade é a de “Terapeuta Reiki”.

Desde então, conhecidos hospitais públicos e privados brasileiros já vinham agregando o Reiki aos procedimentos convencionais. Dentre vários exemplos, podemos destacar o renomado Hospital Sírio e Libanês de São Paulo SP, vejam no seguinte link:

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-cuidados-integrativos/Paginas/reiki.aspx

No dia 27 de março de 2017, uma Portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União (Portaria 849), incluindo o Reiki como uma prática integrativa na “Tabela de Procedimentos” oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde”. Vejam a publicação oficial no seguinte link:

http://www.lex.com.br/legis_27357131_PORTARIA_N_849_DE_27_DE_MARCO_DE_2017.aspx

Para nossa alegria, dentre tantas e distintas definições do Reiki, encontradas nos livros e na Internet, a definição do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki foi a escolhida para o site oficial do “Portal Brasil” do Governo Federal. Vejam o link:

http://www.brasil.gov.br/saude/2017/01/sus-passa-a-oferecer-terapias-alternativas-para-a-populacao

Segue o texto retirado do site acima:

Reiki

A técnica japonesa se baseia na prática de imposição das mãos por meio de toque ou aproximação para estimular mecanismos naturais de recuperação da saúde.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki, o método é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse, captando, modificando e potencializando energia.”

Essa importante vitória do Reiki ocorreu através de um grupo de Reikianos de Brasília, iniciados por uma aluna, muito ativa e querida, de Mestrado aqui do Instituto.

Acreditamos que com a adesão do Reiki pelo SUS, haverá mais credibilidade e procura pelos cursos.

Por enquanto, não há nada oficial sobre os critérios de seleção dos Terapeutas Reiki a serem credenciados pelo SUS. A orientação que recebemos é que os aspirantes busquem uma certificação de maior credibilidade, emitida por uma instituição credenciada pelo MEC, ou seja, uma certificação de um “Curso de Extensão Universitária em Terapia Reiki”. Vejam os links:

http://extensao.facha.edu.br/cursos/terapias-complementares/reiki#

 

http://reikiuniversal.com.br/profissionais-credenciados-para-o-curso-oficial-de-extensao-universitaria-em-terapia-reiki/


Projeto voluntariado da terapia Reiki no SUS em Poços de Caldas/MG

http://www.reiki.conhecendo.com.br/voluntariado/index.htm#projeto

Segue informações de como se cadastrar:

 

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=7726

 

Prezados(as) senhores(as),

A Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS) do Departamento de Atenção Básica/SAS do Ministério da Saúde constituirá uma base de dados com profissionais, pesquisadores, instituições, entidades e serviços relacionados às PICS atendendo demanda da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas do Controle Social no SUS (CIPICS – SUS) do Conselho Nacional de Saúde.

A base de dados será importante ferramenta para intercâmbio entre profissionais e instituições nas diversas áreas, divulgação de informações, constituição de grupos de trabalho, definição de prioridades de pesquisas, entre outras.

Existem três possibilidades de cadastro:

a) Profissionais, para todos os profissionais que atuam com alguma prática integrativa e complementar esteja ela vinculada ou não ao sistema único de saúde.

b) Instituições, para todas as instituições que oferecem algum serviço em práticas integrativas e complementares, serviços assistenciais, de ensino e pesquisa, de gestão, etc.

c) Outros, para os cadastros que não forem contemplados nos itens anteriores.

Dúvidas, entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 61-3315-9034 ou 61-3315-9053.

Atenciosamente,

Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

DAB/SAS/MS

Reiki nos hospitais do SUS
TV Globo

O Reiki ingressa oficialmente no SUS
Portal G1 – Globo

Reiki no Repórter NBR
TV do Governo Federal

Reiki na TV Bandeirantes de Florianópolis – SC
(compilado por Johnny De’ Carli)

Reiki no SUS – TV Universitária de Uberlândia – MG
(compilado por Johnny De’ Carli)

Reiki na TV Globo – Programa Bem-Estar – 3
(Compilado por Johnny De’ Carli)

Reiki no Hospital Público do Mandaqui – SP – Rede TV News
(compilado por Johnny De’ Carli)

Reiki no SUS de Poços de Caldas – Jornal EPTV – TV Globo
(compilado por Johnny De’ Carli)