ENTREVISTA A JOHNNY DE’ CARLI SOBRE O LIVRO REIKI: SISTEMA TRADICIONAL JAPONÊS

ENTREVISTA A JOHNNY DE’ CARLI SOBRE O LIVRO REIKI: SISTEMA TRADICIONAL JAPONÊS

Johnny De’ Carli é Mestre de Reiki e autor internacional de vários livros. Em 2018, partilha com os leitores portugueses o livro Reiki: Sistema Tradicional Japonês.

Escrito após uma viagem do Mestre Johnny De’ Carli ao Japão, este livro apresenta a sabedoria do Mestre Mikao Usui, o fundador do método Reiki, de uma maneira simples, direta e até pedagógica. Nele encontrará explicações para compreender melhor o Reiki e o sistema tradicional japonês, que prima por ter poucas regras e um enorme sentido prático, intuitivo e espiritual. Inclui a visão japonesa sobre os cinco princípios do Reiki (Gokai) e as 21 técnicas do Reiki Tradicional Japonês, ensinadas por Mikao Usui.

«Estou certo de que é de grande utilidade a publicação deste livro sobre o Reiki Tradicional Japonês. Acredito que o meu encontro com o Sensei Johnny De’ Carli foi guiado pelo fundador Sensei Usui.» – Sensei Fuminori Aoki, criador do Reido Reiki

Reiki: Sistema Tradicional Japonês

As 21 técnicas de Reiki mostram a profundidade da prática. Qual a técnica que mais te inspira?

A técnica que mais me inspira é a Meditação Gassho, que era ensinada pelo Sensei Usui no Shoden (nível 1 do método Reiki). Gassho significa que significa duas mãos a juntar-se, unidas ou em prece. Segundo as orientações do Sensei Usui, é a primeira coisa que devemos fazer antes de aplicarmos energia Reiki. É a primeira etapa de um tratamento com o método Reiki. Esvaziar-se para receber é a condição primordial. Este esvaziamento ajuda a sintonia com um estado mais apropriado antes da aplicação de energia Reiki e no nosso dia a dia. A verdadeira meditação é uma sintonização cósmica, uma afinação do receptor humano com o Emissor Divino.

Sensei Usui utilizava diariamente a meditação Gassho. Consta no seu memorial que ele orientava os alunos a praticá-la, individualmente ou em grupo, da seguinte forma: “De manhã e à noite, sente-se na posição Gassho e repita estas palavras (os Cinco Princípios do Reiki) em voz alta e no seu coração.”

O amor segue sempre a meditação e vice-versa. Ambos acontecem juntos.

O que aconselharias a um praticante que tem estado a passar por um momento difícil e não tem conseguido praticar?

Quando estamos num momento difícil, entramos num estado não meditativo, a nossa mente fica cheia de lixo, lembrando um espelho embaçado. Há um tráfego incessante de pensamentos, preocupações, ansiedades, ambições, até na hora do sono. Meditar é o oposto, é acalmar o fluxo dos pensamentos, desejos e lembranças em movimento. Só entramos em estado meditativo quando deixamos a nossa mente de lado, e a energia, que era utilizada para mover os pensamentos, passa a ser canalizada para a consciência. Este silêncio é o verdadeiro estado meditativo. A meditação é um mecanismo para acalmar e neutralizar a mente. A meditação dá ao ser humano segurança e serenidade em todas as circunstâncias da vida, paz e felicidade permanente. Na meditação, o corpo inteiro muda, a sua química muda, o sistema imunológico fortalece-se, os hormônios equilibram-se. A meditação é um santo remédio. Mente sã, corpo são. Se está num momento difícil, procure encontrar o seu momento para meditar, aprenda a conviver consigo mesmo.

Conforme as orientações do Sensei Usui, a melhor hora para realizar a meditação Gassho é logo cedo, imediatamente depois de acordar. Quando a Terra está a acordar, existe uma energia despertadora. Muitas religiões pregam que devemos orar pela manhã bem cedo, porque o nascer do sol irradia todas as energias da existência. Devemos aproveitar esta oportunidade. Quando saímos do sono, estamos também mais receptivos. O processo será muito mais profundo. Quando nos levantamos, ainda não teremos recebido os impulsos externos e nem começado a envolver-nos totalmente nos pensamentos. Estamos menos na nossa mente. O segundo melhor momento para realizar esta meditação é à noite, quando vamos recolher-nos, para que tenhamos uma boa qualidade restauradora de sono. Nada melhor que uma boa noite de sono para restaurar as energias. Dormindo bem, no dia seguinte estamos melhores, com mais equilíbrio e aptos a realizar uma melhor produção nas nossas atividades.

Cultive o hábito da Meditação Gassho e descobrirá tesouros escondidos. Silencie-se.

O autor, Johnny De’ Carli

Os cinco princípios são uma base sólida para todos nós, como achas que os podemos aplicar mais no dia-a-dia tão agitado e exigente da vida portuguesa?

É bom repetir os princípios logo após a Meditação Gassho, porque ela pode ajudar-nos a descondicionar hábitos que precisam de ser modificados. Devemos lembrar de que qualquer boa palavra tem um efeito benéfico.

Ao longo destes anos, quais as técnicas que mais praticas?

Somente conservando o equilíbrio e a felicidade somos capazes de proporcionar condições para que as pessoas também sejam mais equilibradas e felizes.

Além do auto tratamento diário de Reiki, após meditar, quando sinto um bom nível de tranquilidade mental, repito pausadamente — refletindo sobre as suas palavras, significados e mensagens — os Cinco Princípios do Reiki, ministrados pelo Sensei Usui como instrução máxima (GOKAI):

  1. Não se zangue.
  2. Não se preocupe.
  3. Expresse a sua gratidão.
  4. Seja aplicado e honesto no seu trabalho.
  5. Seja gentil com os outros.

O que é, para ti, a Energia Universal?

Na minha concepção, a Energia Universal é a Força ou a Energia de Amor que vem de Deus.

Qual o teu maior sonho para o Reiki, em todo o mundo?

Que o Reiki se espalhe o mais rapidamente possível, para todas as regiões do planeta, em todos os níveis, para que tenhamos um planeta mais justo, com melhor distribuição de renda e com maior justiça social.

No V Congresso Nacional de Reiki, em Lisboa

 


Entrevista por: João Magalhães
Site: http://www.associacaoportuguesadereiki.com

social position